quinta-feira, setembro 30, 2010

Aviso!

Aviso: devido às Eleições 2010, a reunião do grupo nesta sexta-feira (01/10) não acontecerá, pois a escola E.E. Alfredo Marcondes Cabral estará se preparando para o domingo.



Para quem vai votar, não se esqueça se levar o Título de Eleitor e um Documento Oficial com foto.
Imprima aqui a "cola" do TSE.

Calendário

• Divulgação dos locais de prova da 2ª fase do vestibular da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). Acesse: http://www.unioeste.br/.

• Divulgação dos locais de prova do vestibular da Cásper Líbero (Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero). Acesse: http://www.casperlibero.edu.br/home/.

quarta-feira, setembro 29, 2010

Calendário

Olá pessoal! Peço desculpas, pois ontem não tive tempo para postar.
Ontem (28/09) tiveram início:

Início das inscrições do vestibular da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). 
Acesse: http://www.ufsc.br/.

Início das inscrições do vestibular da Fumec (Universidade Fumec).
Acesse: http://www.fumec.br/.

Divulgação do resultado da 1ª fase do vestibular de vagas remanescentes da Unicamp/Famerp (Universidade Estadual de Campinas / Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - remanescentes). Acesse: http://www.unicamp.br/unicamp/.

Hoje (29/09):

Continua aberto o prazo das inscrições do vestibular da SLMandic (Faculdade e Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic). Acesse: http://www.slmandic.edu.br/.

Início do prazo do vestibular agendado da Frafam (Frafram - Faculdade Dr. Francisco Maeda).
Acesse: http://www.feituverava.com.br/fafram/.

Início do prazo do vestibular da URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões) Maiores Informações tel.: 0800.510.1919. Acesse: http://www.uri.br/. 

segunda-feira, setembro 27, 2010

Exercícios

Tudo bom pessoal? Aí vão uns exercícios sobre tudo aquilo que foi dado até agora. É muito importante que vocês resolvam e tirem dúvidas. Estaremos prontos para ajudar nas aulas.


História - A Pré-História

Biologia - Filos - Poríferos, Cnidários, Platelmintos, Nematelmintos

Matemática - Relações Trigonométricas no Triângulo Retângulo


Eu sei que é meio cansativo, mas agora, mais do que nunca, precisamos saber de tudo, muito!

História - A Pré-História

PALEOLÍTICO

Pinturas rupestres, documentos imagéticos do Período Paleolítico.

Conhecido como o mais extenso período da história humana, o Período Paleolítico abrange uma datação bastante variada que vai de 2,7 milhões de anos até 10.000 a.C.. Desprovido de técnicas muito sofisticadas, os grupos humanos dessa época desenvolviam hábitos e técnicas que facilitavam sua sobrevivência em meio às hostilidades impostas pela natureza. 

Nesse período, as baixas temperaturas da Terra obrigavam o homem do Paleolítico a viver sob a proteção das cavernas. Uma das mais importantes descobertas dessa época foi o fogo. Com esse poderoso instrumento, os homens pré-históricos alcançaram melhores condições de sobrevivência mediante as severas condições climáticas. Além disso, o domínio do fogo modificou os hábitos alimentares humanos, com a introdução da caça e vegetais cozidos. 


Sem contar com técnicas de produção agrícola, o homem vivia deslocando-se por diversos territórios. Praticantes do nomadismo, os grupos paleolíticos utilizavam dos recursos naturais à sua volta. Depois de consumi-los, migravam para regiões que apresentavam maior disponibilidade de frutas, caça e pesca. Para fabricar suas armas e utensílios, os homens faziam uso de osso, madeira, marfim e pedra. Devido a essas características da cultura material do período, também costumamos chamar o Paleolítico de Período da Pedra Lascada. 



Por volta de 40 mil anos, os povos do paleolítico começaram a viver em grupos mais populosos. Ao mesmo tempo, começaram a criar novas moradias feitas a partir de gravetos e peles de animal. Uma das grandes fontes de compreensão desse período é encontrada nas paredes das cavernas, onde se situam as chamadas pinturas rupestres. Nelas temos informações sobre o homem pré-histórico referente à suas ações cotidianas. 



No fim do Paleolítico, uma série de glaciações transformou as condições climáticas do mundo. As temperaturas tornaram-se mais amenas e, a partir de então, foi possível o processo de fixação dos grupos humanos. Com isso, uma série de mudanças marcou a passagem do período Paleolítico para o Neolítico.


NEOLÍTICO

Réplica de habitações típicas do final do Neolítico.

Uma das mais importantes conquistas na formação das primeiras civilizações humanas estabelece-se em um novo período da Pré-História. Durante o Neolítico ou Idade da Pedra Polida ocorreram grandes transformações no clima e na vegetação. O continente europeu passou a contar com temperaturas mais amenas e observamos a formação do Deserto do Saara, na África. 


A prática da caça e da coleta se tornaram opções cada vez mais difíceis. A agricultura e o conseqüenteprocesso de sedentarização do homem se estabeleceram gradualmente. Além disso, a domesticação animal se tornou uma prática usual entre os grupos humanos que se formavam nesse período. A estabilidade obtida por essas novas técnicas de domínio da natureza e dos animais também possibilitou a formação de grandes aglomerados populacionais. 



Novas formas de organização social surgiam e, assim, as primeiras instituições políticas do homem podem ter sido formadas nessa mesma época. A criação e o abandono de formas coletivas de organização sócio-econômicas podem ser vislumbrados no Neolítico. Conforme alguns pesquisadores, as primeiras sociedades complexas, criadas em torno da emergência de líderes tribais ou a organização de um Estado, são frutos dessas transformações. 


No fim do período Neolítico também ocorreu a chamada Idade dos Metais. Nessa época, o desenvolvimento de armas e utensílios criados a partir do cobre, do bronze e, posteriormente, de ferro se tornaram usuais. Com o desenvolvimento dos primeiros Estados e o aparecimento da escrita, o período Neolítico finalizou o recorte de tempo da Pré-História e abriu portas para o estudo das primeiras civilizações da Antigüidade.


IDADE DOS METAIS

Fornalha Pré-Histórica encontrada no Parque Kruger, África.

Considerada a última fase do Neolítico, a Idade dos Metais marca o início da dominação dos metais por parte das primeiras sociedades sedentárias da Pré-História. No entanto, qual a importância de se ressaltar esse tipo de descoberta humana? O que podemos frisar é que a utilização dos metais foi de fundamental importância para algumas das sociedades que surgiram durante a Antigüidade. 

Através do domínio de técnicas de fundição, o homem teve condições de criar instrumentos mais eficazes para o cultivo agrícola, derrubada de florestas e a prática da caça. Além disso, o domínio sobre os metais teve influência nas disputas entre as comunidades que competiam pelo controle das melhores pastagens e áreas férteis. Dessa maneira, as primeiras guerras e o processo de dominação de uma comunidade sobre outra contou com o desenvolvimento de armas de metal. 

O primeiro tipo de metal utilizado foi o cobre. Com o passar dos anos o estanho também foi utilizado como outro recurso na fabricação de armas e utensílios. Com a junção desses dois metais, por volta de 3000 a.C., tivemos o aparecimento do bronze. Só mais tarde é que se tem notícia da descoberta do ferro. Manipulado por comunidades da Ásia Menor, cerca de 1500 a.C., o ferro teve um lento processo de propagação. Isso se deu porque as técnicas de manipulação da liga de ferro eram de difícil aprendizado. 

Contando com sua utilização, observamos que a maior resistência dos produtos e materiais metálicos teve grande importância na consolidação das primeiras grandes civilizações do Mundo Antigo. Assim, o uso do metal pôde influenciar tanto na expansão, como no desaparecimento de determinadas civilizações.




Física - Cinemática - Principios básicos, velocidade, espaço e tempo


Trajetória percorrida por um móvel

Cinemática escalar é um ramo da física, especificamente da mecânica, que estuda o movimento realizado pelos corpos, sem se preocupar com suas causas.

Ponto Material
É todo corpo cujas dimensões são desprezíveis em relação a um dado referencial.

Exemplo: um transatlântico atravessando o Oceano Pacífico se torna uma partícula quando comparado à dimensão do Oceano. Essa partícula não impede que algum tipo de estudo seja feito nesse oceano.

Corpo Extenso
É a interferência de um corpo cujas dimensões atrapalham o estudo de determinado fenômeno.

Exemplo: o mesmo transatlântico do exemplo anterior, agora ancorado em um porto. Para este caso, as dimensões do transatlântico não podem ser desprezadas, porque agora estão sendo comparadas às dimensões do porto.

Referencial
Também conhecido como sistema de referência, é um corpo ou um ponto que adotamos como referência para então analisarmos determinado fenômeno capaz de identificar se um corpo está em repouso ou em movimento.

O referencial que adotamos com mais frequência é a Terra.

Repouso
O repouso acontecerá sempre que um corpo não mudar sua posição em relação a um dado referencial.

Exemplo: uma pessoa sentada dentro de um ônibus encontra-se em repouso em relação à outra pessoa sentada ao seu lado, ou outra que também esteja dentro do mesmo ônibus.

Movimento
Movimento existe quando o corpo analisado muda de posição no decorrer do tempo, em relação a um dado referencial.

Exemplo: pássaros voando, pessoas andando nas ruas e nas estradas, etc.

OBS: Não existem repouso e movimento absolutos, pois tudo irá depender do referencial adotado. 

Trajetória
É uma linha formada pela união de todas as posições que podem ser ocupadas por um móvel durante o seu movimento. Essa trajetória também depende do referencial adotado.

Em resumo, trajetória é o caminho descrito pelo móvel.

Ex.: um avião que apresenta velocidade constante. Em determinado momento, ele abandona uma carga qualquer. Essa carga cairá obedecendo a uma trajetória, mas a trajetória apresentada pela carga em queda livre dependerá do observador. Nesse caso, ele é o referencial.

Para um observador dentro do avião, a carga abandonada terá uma trajetória retilínea, ou seja, uma trajetória em linha reta. 
Já para um observador na Terra, a trajetória do objeto será curvilínea, ou seja, a trajetória será uma curva.

Espaço de um móvel
É um número real que permite a localização do móvel em sua trajetória, ou seja, é o valor algébrico da distância entre o móvel e a origem dos espaços.

Deslocamento Escalar
É a medida que representa a distância entre as posições inicial e final, ou seja, é a mudança de posição de um móvel sobre uma trajetória.

Distância Percorrida
É a soma dos valores absolutos dos deslocamentos parciais.

Velocidade Escalar Média
É a rapidez com que o móvel realiza um percurso. Matematicamente é representada pela equação:
 

Onde: 
Vm = velocidade média
ΔS = variação do espaço
Δt = variação do tempo

Velocidade Escalar Instantânea
É a rapidez com que o móvel realiza um percurso em determinado instante, ou seja, em um tempo específico, em que não há variações para esse tempo.

Movimento Uniforme
É quando o móvel percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais, obedecendo à regra de que a velocidade instantânea seja igual à velocidade média em qualquer intervalo de tempo.

Função Horária das Posições
É uma equação matemática do 1º grau que calcula a posição do corpo no decorrer do tempo sobre uma determinada trajetória.
 

Onde:
= espaço final
So = espaço inicial
v = velocidade
= tempo

Sentido Progressivo
Quando o móvel se desloca no mesmo sentido crescente da trajetória indicada.

Sentido Retrógrado
Quando o móvel se desloca no sentido contrário ao indicado pela trajetória.

Matemática - Relações Trigonométricas no Triângulo Retângulo


O triângulo é a figura mais simples e uma das mais importantes da Geometria, ele é objeto de estudos desde os povos antigos. O triângulo possui propriedades e definições de acordo com o tamanho de seus lados e medida dos ângulos internos. Quanto aos lados, o triângulo pode ser classificado da seguinte forma: 

Equilátero: possui os lados com medidas iguais. 
Isósceles: possui dois lados com medidas iguais. 
Escaleno: possui todos os lados com medidas diferentes. 

Quanto aos ângulos, os triângulos podem ser denominados: 

Acutângulo: possui os ângulos internos com medidas menores que 90º 
Obtusângulo: possui um dos ângulos com medida maior que 90º. 
Retângulo: possui um ângulo com medida de 90º, chamado ângulo reto. 

No triângulo retângulo existem algumas importantes relações, uma delas é o Teorema de Pitágoras, que diz o seguinte: “A soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa”. Essa relação é muito importante na geometria, atende inúmeras situações envolvendo medidas. 

As relações trigonométricas existentes no triângulo retângulo admitem três casos: seno, cosseno e tangente.

Vamos determinar as relações de acordo com o triângulo BAC com lados medindo a, b e c.

senoB = b/a 
cossenoB = c/a 
tangenteB = b/c 

senoC = c/a 
cossenoC = b/a 
tangenteC = c/b

A trigonometria possui diversas aplicações no cotidiano, abrange áreas relacionadas à Astronomia, Física, Geometria, Navegação entre outras.

Biologia - Filos Pertencentes ao Reino Annimalia (Parte 1)

Olá pessoal! Para quem faltou, aí vai o conteúdo dado na nossa primeira aula:

PORÍFEROS


As esponjas representam o Filo Porifera.
Os representantes do Filo Porifera são aquáticos, a maioria do ambiente marinho. São animais de estrutura corpórea mais simples, sem tecidos diferenciados, não possuem órgãos de locomoção e grande parte está presa às rochas. Algumas espécies apresentam simetria radial, porém a maioria é assimétrica.

As esponjas podem viver isoladamente ou formar colônias. São pequenas, medem alguns centímetros de altura, entretanto existem algumas espécies em que os representantes medem até 2 metros de altura e 3 metros de diâmetro. As esponjas possuem forma e cor variáveis, resultantes da espécie e de fatores ambientais

A água que conduz alimento e oxigênio penetra por uma série de poros apresentados na superfície de uma esponja.

Os poríferos são animais diblásticos, pois em seu desenvolvimento embrionário apresentam o corpo revestido externamente por células pavimentosas chamadas pinacócitos, que constituem a pinacoderme. A parede interna é formada de coanócitos, células flageladas, que constituem a coanoderme.

As esponjas são animais que se alimentam de partículas suspensas na água.

Os amebócitos (células que têm a capacidade de se deslocar pelo meso-hilo por meio de movimentos amebóides) é um tipo celular imerso no meso-hilo, constituído basicamente por um material gelatinoso.

As esponjas reproduzem-se assexuada e sexuadamente. A reprodução assexuada pode ser por brotamento, fragmentação ou gemulação. Na reprodução sexuada, elas produzem espermatozóides ou óvulos. 
As esponjas possuem grande capacidade de regeneração. 


CNIDÁRIOS


Cnidários: Medusas e Pólipos
O Filo Cnidária, anteriormente denominado de coelencerata, abrange os animais aquáticos, de forma geral, os marinhos, contudo com alguns representantes de água doce, reunindo em sua totalidade mais de 9 mil espécies representadas principalmente por organismos que vivem isoladamente (hidras, anêmonas-do-mar) e as formas coloniais (as caravelas).

Quanto à organização corporal, esses animais são considerados dibásticos, apresentando dois folhetos germinativos (ectoderma e endoderma), durante o desenvolvimento germinativo, que orientam a formação da estrutura de revestimento corporal em duas camadas: a epiderme e a gastroderme. 

Esses animais manifestam dois tipos morfológicos: os pólipos (organismos sésseis) e as medusas (organismos livre-natantes), ambos manifestam orifício bucal por onde o alimento é ingerido, e em seguida transferido à cavidade gastrovascular responsável pela digestão parcial dos nutrientes absorvidos pelas células que revestem essa cavidade, e dessas aos demais tecidos.

Como esse grupo não possui ânus, os resíduos não metabolizados são eliminados também pela boca.

Em sua região superior, existem projeções (os tentáculos) que efetuam tanto a captura de alimentos quanto o mecanismo de defesa, em razão da presença de células especializadas, os cnidoblastos. Esse tipo celular possui, além de um mecanismo disparador de espícula que fere a presa, outro que armazena e libera substâncias urticantes, causando irritabilidade e sensações dolorosas. 

A reprodução pode ser assexuada, através da emissão de pequenos brotos que se desprendem dos pólipos, ou sexuada, por meio de gametas dispersos na água, onde fecundam e originam um zigoto. 

CARACTERÍSTICAS GERAIS:

Sistema Digestivo – incompleto (intra e extracelular); 
Sistema Circulatório – ausente (os alimentos se difundem através da cavidade gastrovascular);
Sistema Respiratório – ausente (trocas gasosas diretamente com o ambiente),
Sistema Excretor – ausente (as excretas são liberadas diretamente no meio extracelular);
Sistema Nervoso – presente (difusamente espalhado pelo corpo)

Classes Representativas: Hydrozoa, Scychozoa e Anthozoa.

PLATELMINTOS
Acesse: Ver NEMATELMINTOS
  
Ciclo da esquistossomose e teníase
Platelmintos possuem como principal característica o corpo achatado, mole, fino, comprido e sem patas. São triblásticos, sem celoma, com simetria bilateral, cabeça, tubo digestivo incompleto ou ausente - na maioria dos parasitas, visto que a alimentação é proveniente do hospedeiro. Não possuemsistemas respiratório e circulatório. 

A excreção se dá por células denominadas células-flama e o sistema nervoso possui gânglios nervosos e dois cordões nervosos. As tênias e planárias podem se reproduzir de maneira assexuada, sendo que esta também se reproduz sexuadamente e o esquitissomo também. O filo dos platelmintos se divide nas classes turbelária, trematoda e cestoda. 

Abaixo, um quadro comparativo entre as classes:
Para prevenir  as doenças caudadas pelos representantes da classe cestoda e trematoda, medidas de saneamento básico, como tratamento de água e esgoto e construção de fossas sépticas, são cruciais. Evitar contato com água onde está presente o caramujo do gênero Biomphalaria, controle destes e uso de botas e luvas de borracha em regiões alagadiças são medidas importantes para se evitar a esquistossomose. Quanto às tênias, evitar se alimentar de carne mal passada ou crua e hábitos de higiene são essenciais para se prevenir da teníase e cisticercose. 



NEMATELMINTOS

Ancylostoma duodenale: o parasita do amarelão.
O Filo Nematoda abriga indivíduos cilíndricos, de formato alongado e extremidades afiladas, com cutícula protegendo a epiderme e, sob esta, músculos longitudinais, permitindo que se locomovam via movimentos de flexão. É um grupo que contém uma grande diversidade de representantes, sendo a maioria destes de vida livre, distribuídos tanto em ambientes terrestres quanto aquáticos; tanto de água doce quanto de água salgada. Entretanto, geralmente frisam-se mais os organismos parasitas, já que estes colocam em risco a saúde e o bem-estar da vida de diversas espécies animais e vegetais.

São triblásticos, pseudocelomados, têm simetria bilateral e sistema digestório completo, com boca (com lábios ou papilas e dentes ou estiletes), faringe, intestino e ânus (ou cloaca). A maioria deles é dioica, ou seja: possui sexos separados. Dimorfismo sexual é também comum, sendo a fêmea de tamanho maior que o macho. Este possui uma extremidade em forma de gancho que auxilia no momento da cópula e cloaca. Já na fêmea há ânus. Do processo reprodutor, geram-se ovos de casca bastante resistente sendo que, em muitas espécies, principalmente as parasitas, o desenvolvimento é indireto.

A respiração é cutânea, por difusão, e os nutrientes, oxigênio e gás carbônico, circulam pelo corpo via pseudoceloma, já que não têm sistema circulatório. Possuem sistema excretor, com uma única célula, denominada renete, liberando excretas por um poro excretor.

Quanto ao sistema nervoso, possuem dois cordões nervosos que se comunicam com as fibras musculares, além de um anel nervoso localizado na faringe.

Quanto às parasitoses humanas, temos a lombriga (Ascaris lumbricoides) como o seu mais conhecido representante, sendo essa a responsável pela ascaridíase. A ancilostomose, ou amarelão é causada por outros representantes, o Ancylostoma duodenale ou o Necator americanus. A larva migrans cutânea, ou simplesmente “bicho geográfico”, tem o Ancylostoma braziliensis e Ancylostoma caninum como os responsáveis por ela. Wuchereria brancrofti é o parasita da filariose, que pode desenvolver a elefantíase. Oxiurose, estrongiloidíase e tricuríase são outras das mais de 50 doenças humanas que esses vermes podem causar.




Calendário

• Início das inscrições do vestibular da Fepar (Faculdade Evangélica do Paraná). 
Acesse: www.fepar.edu.br


• Continua aberto o prazo de inscrição do vestibular da Esamc - Santos.
Acesse: www.esamc.br 


• Divulgação do vestibular da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) .
Acesse: www.unicentro.br

sábado, setembro 25, 2010

Calendário

•Início do prazo das inscrições do Processo Seletivo 2010 da IMES (Universidade IMES - Universidade Municipal de São Caetano do Sul). Acesse:http://www.uscs.edu.br/

•Início do prazo das inscrições do vestibular da Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto) Mais informações Tel.: 0800-771-8388 (Ribeirão)0800-773-7760 (Guarujá).Acesse:http://www.unaerp.br

Período de aula

Olá pessoal!
O "Entre Vestibulandos" informa que os nossos estudos estão marcados para (todas as semanas):

• Quarta-feira às 19:30
• Sexta-feira às 19:30

Obs: sobre as matérias a serem dadas, serão, em média, duas por dia. E serão escolhidas de acordo com as nossas necessidades.